terça-feira, 10 de janeiro de 2012

O que é o stress ?

Hoje eu estava pensando sobre o que ia falar, a princípio pensei em falar sobre a felicidade, porém acordei de mau humor, ai decidi falar sobre o que é Stress, muito se ouve sobre essa palavra, mas pouco é divulgado sobre o que realmente ela é, e o que ela representa, ou o que ela provoca no ser humano neste pequeno artigo eu pretendo esclarecer  um pouco sobre este tema, lembrando que não é estudo aprofundado até porque eu não sou médico e muito menos um especialista. E levaria dias e dias para falar  sobre este tema, pois é mais complexo do que se pensa. Mas o que falo é fruto de uma pequena pesquisa e  também falarei sobre o que já senti, afinal já fui diagnosticado com esta doença, e este diagnostico foi feito por um Psiquiatra, este sim estudou sobre o assunto.  Acho que já falei demais né? então vamos ao que realmente interessa.
O que é o stress?
Segundo o dicionário Melhoramentos da Língua Portuguesa, stress (ou estresse, como essa palavra pode ser grafada em língua portuguesa) é:
Reação do organismo a agressões de ordem física, psíquica ou infecciosa, capazes de perturbar-lhe a homeóstase (equilíbrio).
Daí, já percebemos queo stress nada mais é que uma resposta do nosso organismo frente a reações que, por serem diferentes das coisas com que lidamos cotidianamente, precisam ser melhor analisadas.
O stress por si só não é ruim: na Idade da Pedra, os primeiros seres humanos podem ter se beneficiado do stress durante as caçadas como uma forma de preparar o corpo para o combate que estaria por vir. Da mesma forma, o stress atualmente possui o papel de preparar nosso organismo para encarar um problema, uma situação diferente e isso pode ser bom, pois nos ajuda a “ficar em alerta”.
Mas então, por que todo mundo trata o stress como algo ruim?
Bem, hoje em dia, as situações adversas ocorrem o tempo todo: quanto mais atividades um indivíduo se propõe a realizar (empregos, projetos, etc.), maior a ocorrência de situações que o organismo pode encarar como uma agressão, algo para o qual ele deve se preparar. Como se pode imaginar, se o stress é bom quando em um momento essencial, ele se torna perigoso quando em excesso, já que ele começa a estimular mais e mais o corpo humano “para o combate”.
Desta forma , quando dizemos que precisamos evitar o stress, não falamos para evitar todo tipo de stress, mas sim esse stress desnecessário que acaba por afetar as condições do organismo.
Sintomas – Como saber se estou estressado?
Geralmente, a pessoa estressada pode nem mesmo saber que se encontra em tal estágio de excesso de stress, sendo portanto importante a auto-avaliação de forma consciente e constante. Alguns dos sintomas que podem indicar-lhe se você anda um pouco estressado (bem como o nível de stress) são os seguintes:
  • Dores de cabeça e/ou músculos doloridos;
  • Esquecer coisas freqüentemente;
  • Preocupação, dificuldade em tomar decisões ou em concentrar-se;
  • Batimentos cardíacos acelerados, aumento da freqüência respiratória;
  • Mau humor, choros sem motivo ou mudanças de humor muito rápidas e/ou freqüentes;
  • Mãos frias e úmidas;
  • Tremores, gagueira, comer em excesso ou outras variações de comportamento decorrentes do nervosismo em excesso;
  • Aumento do risco de diabetes, de problemas com o colesterol, problemas cardiovasculares, etc.
A lista de sintomas não pára por aí, mas estes são os mais comuns e uma vez que diagnostique um ou mais deles, é bom começar a prevenir-se.
Conseqüências de uma vida de stress
Apesar de os sintomas já serem bastante assustadores, muitas pessoas não levam realmente em consideração os riscos que o stress traz às suas vidas, ignorando-o até ser tarde demais. Caso você seja mais um a cometer esse erro, é bom você já estar preparado para encarar problemas como:
  • Afecções cutâneas, úlceração;
  • Dificuldade de respiração, tensão muscular, fadiga física e mental, problemas sexuais;
  • Diabetes, obesidade;
  • Doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, AVC (acidente vascular cerebral).
O tempo que leva para atingir-se um desses problemas depende do nível de stress, duração do mesmo e do indivíduo, pois cada indivíduo possui uma tolerância ao stress diferente.
Como evitar o stress?
Agora que já sabemos quais riscos corremos enquanto não cuidamos de nosso nível de stress, devemos procurar entender o que podemos fazer a fim de evitar o stress. Fiz então uma pesquisa bibliográfica, complementando com algumas experiências de vida (afinal de contas, uma pessoa que dorme cerca de quatro horas ou menos por dia e está metida em vários trabalhos ao mesmo tempo sabe muito bem o que é e como lidar com o stress, não? ), e apresento agora a seguinte lista de recomendações organizada em três passos.
Organize melhor o seu dia
Esta é, sem dúvida alguma, a dica número um. Muitos dos problemas que enfrentamos diariamente se devem a uma má organização de nosso tempo a fim de que possamos realizar todas as tarefas.
  • Acorde mais cedo, dando-lhe assim chance para preparar-se para o seu dia;
  • Planeje suas atividades, mantendo uma agenda com as mais importantes, se necessário, evitando assim o esquecimento e os problemas que o mesmo pode gerar-lhe;
  • Defina prioridades para cada atividade segundo algum critério. O critério pode ser, por exemplo, o valor do projeto ao qual a atividade pertence, ou o tempo que resta para a entrega do projeto ou de uma parte dele, enfim, algo que seja realmente válido (e, preferencialmente, pouco subjetivo);

Bom acho que já esclareci um pouco o que é o stress, principais sintomas e o que fazer para previnir, mas se mesmo após seguir essas dicas o seu problema persistir procure um diagnóstico médico ele saberá te ajudar.


Acabou que eu nem relatei a minha experiência com esse tema, podem ficar tranquilos em breve eu contarei a todos como superei este mal.Pelo menos eu acho que superei né?


Bom se você está lendo esta linha eu só tenho a agradecer, pois é sinal que o que escrevi serve para alguma coisa.....nem que seja apenas para passar o tempo...rsrsrsr Muito obrigado!



WGOR

0 comentários:

Postar um comentário

Loucura Viva a verdadeira Liberdade!. Tecnologia do Blogger.